12 de julho de 2013

Como levar seu animal de estimação para o exterior

Demorei um pouquinho pra escrever de novo. Ainda to sem computador e sem celular =/
Só acesso a internet quando o Marcelo chega em casa e traz o notebook que ele usa pra trabalhar. Estamos procurando casa pra alugar, ô coisa difícil!!!
Achamos uma casa perfeita, dos sonhos, preço ótimo, mas....não aceitam cachorro!!!!!!
Fiquei arrasada! O fato da gente ter um pet tá dificultando bastante a procura de imóveis, mas é obvio que eu não ia deixar a Marrie no Brasil né?!
Bom, ela é o assunto do post de hoje. Resolvi escrever sobre a nossa experiência de trazer nossa cachorrinha pro exterior porque quando eu fui me informar sobre o assunto, as coisas não eram muito claras. Espero poder ajudar alguém que esteja passando pela mesma situação.
Só aviso que o post é longo hehehe
Essa é a nossa fofinha! A Marrie!

Do começo então. Quando meu marido fez o acordo com a empresa sobre a sua transferência, eles disponibilizaram 1.000 dólares para os gastos com a Marrie e nos indicaram uma empresa que fazia todo o transporte do animal e documentação. Beleza! Não vou precisar me estressar com nada!
Só que não!
A empresa cobrava 4.500 dólares para fazer tudo!!!! Claro que eu não tinha esse dinheiro e tive que fazer as coisas por conta própria. 
Primeiro fui procurar na internet. Cada lugar tinha uma coisa diferente ou informações incompletas. Até que achei o site do Ministério da Agricultura. Lá tem tudo explicadinho, com informações inclusive para os veterinários. Acesse o site aqui. Cada país tem suas exigências quanto ao estado de saúde do animal e as vacinas necessárias. No site tu escolhe o país e eles dão todas as informações. Uma dica: procurem nesse link a unidade do Ministério da Agricultura mais próximo da sua cidade e ligue para confirmar as informações encontradas, pode ser que alguma coisa tenha mudado e não está no site. 
Com todos os requisitos necessários marquei uma consulta no veterinário, fiz todas as vacinas que precisava, dei vermífugo, passei antipulgas, tudo! 
Para viajar para o exterior o animal precisa do CZI (Certificado Zoosanitário Internacional), que é emitido nas unidades do Ministério da Agricultura nos aeroportos, e para emitir o CZI precisa de um atestado de saúde emitido por algum Veterinário. Esse atestado tem validade de 72 horas. Para fazer o CZI tem que agendar no aeroporto (por telefone ou pessoalmente) e ele tem validade de 5 dias, incluindo o dia de chegada no país estrangeiro!! Por isso tem que fazer as contas direitinho pra agendar na data certa. Ah! A emissão do certificado é gratuita!
Com o horário marcado, tu chega no departamento no aeroporto, entrega todos os documentos e espera o atestado ficar pronto. No caso do aeroporto de Guarulhos (fizemos o CZI lá), fui de manhã e tive que esperar até as duas da tarde pra pegar o atestado. Não é que para minha surpresa eu cheguei lá as 14h e O SETOR ESTAVA FECHADO! NÃO TINHA NINGUÉM!!! Eles saíram mais cedo por causa das manifestações e simplesmente não avisaram ninguém! Fiquei desesperada! Era sexta feira, meu vôo estava marcado pra segunda, eles não abrem final de semana e segunda feira estava prevista uma paralização nacional! Imagina meu pânico!!! Passei o final de semana todo preocupada se ia conseguir pegar o tal CZI. No fim, eles abriram na segunda e eu consegui pegar antes de viajar. Ufa! (créditos para o Guilherme e a Lívia, nossos primos que foram pegar o CZI pra nós. Valeu Gui e Li!)
Outra coisa importante: a caixa de transporte! Tem que ligar na companhia aérea e se informar sobre o tamanho da caixa que eles permitem. Como a Marrie era pequena, conseguimos levá-la com a gente na cabine, mas geralmente isso só é permitido para animais de até 10kg. Foi bem difícil encontrar uma caixa com os tamanhos adequados, compramos pela internet. Também foi preciso reservar o transporte do animal na companhia aérea, pois existe um número limitado de animais por vôo. Gente, é muita coisa!!!! Mas tudo pra não gastar quase 10 mil reais.
Essa é uma das páginas do CZI

Com tudo certo, lá fomos nós! A veterinária da Marrie sugeriu que a gente não usasse tranquilizante pois isso poderia diminuir muito a frequência cardíaca dela no avião. Ela me deu um medicamento para usar só em último caso, mas pediu que evitássemos. Claro que a gente não precisou! Ela é uma fofa! O animal tem que ficar o tempo todo dentro da caixa de transporte, mas no meio do vôo, de madrugada, a gente pensou em tirar ela, escondido, pra ela "se esticar" um pouco. E quem disse que ela queria sair da caixa! Tava lá, dormindo, não deu nem bola....muito fofa!!!
A apresentação do CZI só foi necessária quando chegamos na imigração. O agente viu, carimbou, e lá estávamos nós 3, nossa pequena família na Terra do Tio Sam!

Marrie dentro da caixa de transporte, ainda no aeroporto.

Dormindo na caixinha. Coisa mais amada!

Apesar do estresse da emissão do CZI foi tudo bem tranquilo, um pouco trabalhoso, mas tranquilo. Os EUA é um país bem tranquilo quanto às exigências sanitárias do transporte de cachorros, mas tem países que são bem mais exigentes, que pedem instalação de microchip, etc. 
O post foi longo, mas necessário. Espero pode ajudar. Qualquer coisa, comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário