21 de agosto de 2013

Tirando a carteira de motorista

Me arrependo até hoje de não ter tirado minha carteira de motorista no Brasil! As coisas aqui seriam muito mais fáceis!! Poderia ter chego aqui e alugado um carro (ou até comprado) e eu poderia usar minha carteira internacional por até um ano! E o marido também não tem carteira! pode xingar!
Mas não, eu não tirei minha carteira no Brasil e por isso estou até hoje sem carro. E de carona hehe (graças a Deus a gente tem quem nos ajude!). Imagina isso numa cidade que não tem ônibus, nem taxi!
Aqui nos EUA cada estado tem suas leis e exigências. Vou contar a minha experiência para tirar a carteira de motorista, mas lembrando que casa estado é diferente. 
Para fazer a carteira aqui em Massachusetts eu precisava de um endereço fixo, então tive que alugar a casa primeiro antes de dar entrada na papelada. 
Feito o cadastro na internet, marcamos a prova teórica. Baixamos o manual na internet pra estudar (muita coisa pra ler!) e no dia seguinte fomos fazer a prova (sim, pra variar eu deixei pra estudar na última hora!). Estava muito nervosa porque não queria rodar, senão eu teria que fazer de novo e ia demorar mais. Na hora do cadastro lá no departamento de trânsito já fizemos o teste de visão e tiramos a foto (a minha ficou bizarra, claro!)
O teste era eletrônico e conforme eu ia fazendo já avisava se a questão estava certa ou errada e quantas eu já tinha acertado. Estava muito fácil! Podia errar 7 de 25, eu errei 3 =P
Quando eu acabei, recebi a minha "Learners Permit", ou seja, minha permissão de aprendiz. Com ela eu já posso dirigir, desde que acompanhada de uma pessoa habilitada e que tenha mais de 21 anos. Sim! isso mesmo! Aqui não precisa fazer auto escola! (Somente os menores de 18 anos). Já marcamos a nossa prova prática para setembro.

Sem comentários pra essa foto bizarra! Só eu mesmo pra colocar essa foto na web! hahahaha

Essa Learners Permit tem validade de 2 anos, mas claro que eu quero fazer a prova prática o mais rápido possível, porque com essa carteira provisória nós não podemos comprar carro =(
Já deixamos tudo pago (prova teórica, prática e a carteira) pra ficar mais fácil e, aí que vem a parte boa de não ter tirado carteira no Brasil, deu CEM DÓLARES TUDO!!! Enquanto no Brasil eu ia pagar mais de 1000 reais (coisa bem triste isso!)
Nós achamos que conseguiriamos alugar um carro pra poder praticar um pouco antes da prova, mas infelizmente não deu =( Mas pelo menos pagamos duas horas de aula de direção cada um pra podermos pegar as dicas de como fazer uma boa prova.
Na prova prática tem que levar um "Sponsor", uma pessoa responsável por nós, que fica no carro durante toda a prova. Temos também que levar nosso próprio carro, mas como que vamos fazer isso se não podemos comprar carro!!! Complexo hehehe Vamos pegar o carro emprestado da Sasha, a moça responsável pela nossa transferência. Um amor ela! Ela também vai ser nossa Sponsor.
Quando fizermos a prova prática eu conto tudo pra vocês! Torçam pra gente passar de primeira hehehe

Obs 1: antes de vir morar aqui eu achava meio esquisito os EUA liberarem jovens de 16 anos pra dirigir, mas depois de ler o manual eu vi que eles são bem rígidos com os jovens. Eles tem que fazer cursos e aulas, além das punições muito mais severas casos eles cometam alguma infração. Então a coisa não é tão simples assim. 
Obs 2: Vocês devem estar se perguntando como que eu vou fazer a prova prática sem ter carteira no Brasil e, portanto, sem ter dirigido. Pois eu tive uma aulinha com meu querido amigo Fernando no carro do meu sogro, que é câmbio automático (aqui a maioria dos carros são câmbio automático) . Muuuiiitoooo mais fácil de dirigir! E agora com as aulas de direção, acredito ser suficiente (tem que ser!!!).


Até a próxima!
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário